Inscrições no Intercâmbio de Serviços às Novas Gerações (NGSE)

Postado em: 04 de Maio de 2018

Edital, termo de compromisso do Clube Anfitrião e ficha de inscrição

já estão disponíveis para download no site do Distrito 4650

O Distrito 4650 disponibilizou em seu site todas as informações necessárias, incluindo Edital e ficha de inscrição aos interessados em participar do Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary International, na modalidade Novas Gerações (NGSE) para gestão 2018-19. Ele é destinado aos jovens com idade entre 18 e 30 anos. Aberto a universitários e profissionais, dentro do limite dessa faixa etária. Atuais e ex-rotaractianos e antigos participantes do Interact, RYLA e Intercâmbio de Jovens também podem se inscrever. Não é preciso ser associado do Rotary para participar.

O NGSE tem os mesmos objetivos dos demais programas de intercâmbio já desenvolvidos por Rotary International. É de curto prazo e propicia a aproximação com líderes comunitários de outros países; o aprendizado de um novo idioma; o aprimoramento das habilidades profissionais; experiência internacional, além de permitir viajar para se conhecer outra cultura, fazer trabalho voluntário e promover a paz e a compreensão mundial.

As inscrições

As inscrições iniciam em julho 2018 e o prazo final será de acordo com a procura dos candidatos. O intercâmbio apresenta-se em duas modalidades: Individual e de Grupo (que é composto de equipe com quatro ou cinco jovens e um líder Rotariano).

Dentre os critérios exigidos, está a necessidade do candidato ser indicado por um Clube certificado pelo Distrito 4650. Apresentar os documentos previstos e comparecer em todas das etapas do processo seletivo complementam essa primeira fase, além de arcar com as despesas mencionadas no Edital, em sem item 5.

Ter idade de 18 anos de idade mínima e 30 anos incompletos no ato da inscrição, além de estar cursando a graduação universitária, pós-graduação, mestrado, doutorado ou apresentar vínculo profissional, também são critérios obrigatório, junto com a comprovação de conhecimento da língua Inglesa ou outro idioma nato do país para o qual pretende se candidatar. No mínimo no nível intermediário. Outros itens de exigibilidade estão previstas no Edital.

No ato da inscrição, o Oficial de Intercâmbio do Rotary Club interessado em indicar candidato deve orientar o preenchimento do Formulário de Inscrição  e da Declaração do Clube.

O processo seletivo

A seleção será composta de entrevista individual marcada previamente. Durante todo o processo de preparação para a realização do intercâmbio, se a Equipe Distrital observar que o candidato não está apto a participar do programa, este poderá ser desclassificado.

O intercambista selecionado assume o compromisso da reciprocidade e Clube de Rotary que enviar um jovem, terá o compromisso de receber um intercambista estrangeiro, como forma de contrapartida.

O Rotary Club patrocinador não concederá mesada ao intercambista inbound, que ficará hospedado em casa de famílias selecionadas pelo Clube, porém deve oportunizar ao jovem a participação nas atividades rotárias e vocacionais, responsabilizando com alimentação, transporte e outras atividades culturais e sociais.

Um Rotary Club poderá apresentar mais de um candidato, desde que tenha condições de receber a mesma quantidade de intercambistas como contrapartida.

Clique no link abaixo para acessar página de download do Site do Distrito 4650 e baixar os seguintes documentos do NGSE 2018-19: Edital, Termo de Compromisso Clube Anfitrião, Ficha de Inscrição e Processo Seletivo Application: http://www.rotary4650.org.br/downloads

Maiores informações sobre o NGSE podem ser obtidas com as coordenadoras distritais do programa:

CHAIRPERSON – COORDENADORA NGSE:

Ursula Kohls

Email: ngse4650@gmail.com

Telefone: 9. 9984.1673

CO-CHAIRPERSON – CO-COORDENADORA NGSE:

Sandra Miranda

Email: ngse4650@gmail.com

Telefone: 9.8418.7400

Giovani Vitória | Jornalista/Rotariano | Rotary Club Hermann Blumenau | Presidente da Comissão de Imagem Pública do Distrito 4650 | Gestão 2017/2018