Nesta quinta celebramos o Dia do Rotariano Catarinense

Postado em: 25 de Outubro de 2017

Nesta quinta-feira, 26 de Outubro, celebramos o “Dia do Rotariano Catarinense”. A data foi instituída pela Lei nº 13.272, de 10 de janeiro de 2005, sancionada pelo então Governador Luiz Henrique da Silveira. A data coincide com a realização da sessão de fundação do Rotary Club de Joinville, o primeiro Rotary Club de Santa Catarina, em 1934.

A primeira reunião ocorreu nas instalações superiores do Clube Joinville, localizado na Rua do Príncipe. Nessa reunião, compareceram, 27 sócios fundadores. A ideia de se fundar uma unidade rotária em Santa Catarina partiu dos rotarianos de Curitiba (PR)

A sessão de fundação do Rotary Club de Joinville teve seus trabalhos presididos pelo Delegado do Rotary Internacional, James Roth. Na oportunidade falou sobre a organização, leu e comentou os Estatutos e Regulamentos que seriam adotados pelo novo clube.

De acordo com a Ata de Fundação, após geral aprovação, James Roth declarou fundado o Rotary Club de Joinville e fez vibrante e entusiasmada oração em torno dos princípios e ideais rotários e da importância de mais este admirável elo da instituição.

Deste dia festivo, ficou o registro do nome dos sócios fundadores do Rotary Club de Joinville, pioneiros do Rotary Club em solo catarinense:

Albrecht Engels (Presidente)

Arnaldo Douat (Vogal)

Carlos Willy Boehm

David Ernesto de Oliveira

Divico Scheidegger

Eduardo A Gonçalves (Vogal)

Fritz Gassenferth

Guilherme Urban

Hans Jordan (Vice-Presidente)

Henrique Meyer

Horácio de Oliveira (Secretário)